Página Inicial > Notícias > Notícias > Mês das mães é celebrado pelo Grupo Apoiar

Mês das mães é celebrado pelo Grupo Apoiar

Última atualização em 11/09/2019 às 07:48:04

Na última quinta-feira, 24, o encontro do Grupo Apoiar, do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior, teve como temática o “Mês das Mães”, realizado no último dia 13 de maio.

O coletivo de usuários da unidade do Ipesaúde sempre se reúne na última quinta-feira de cada mês. Entretanto, como será feriado de Corpus Christi na próxima quinta, dia 31, o evento fora antecipado em uma semana. O Grupo Apoiar é composto por cerca de 40 beneficiários do Centro que se reúnem no intuito de assistir palestras e discutir assuntos relacionados à qualidade de vida.

A pauta desta edição contou com a fala voltada à conscientização do diabetes, proferida pela endocrinologista Zulmira Rezende, e também com massagem relaxante aos pacientes do Centro. A participação especial ficou por conta do coral “Cantavosos”, grupo vocal pertencente à Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos). Os cantores interpretaram músicas como o “Hino da Avosos”; um pout pourri de forrós compostos por Luiz Gonzaga; “Ó Abre Alas”, canção de Chiquinha Gonzaga feita em 1899 (primeira vez cantada pelo coral); “Planeta Água” de Guilherme Arantes; dentre outras.

De acordo com a coordenadora do Centro de Diabetes, Clea Dionísio, “os beneficiários sempre ficam satisfeitos quando chega esse dia por receberem informações sobre o diabetes e também por se divertirem”. Já a assistente social, Ana Lúcia, disse estar feliz “por ver que nossos usuários estão aqui, comparecendo e participando ativamente do evento”.

A palestra da endocrinologista Zulmira Rezende teve como finalidade educar e instruir os diabéticos com o intuito de evitar amputações, cegueira, hemodiálise ou mesmo infarto. “O Centro de Diabetes é o lugar mais completo no sentido de apoio ao paciente diabético; vai da gestão às múltiplas especialidades que trabalham aqui”, enfatizou.

O atual presidente da Avosos, co-fundador da mesma e um dos decano integrantes do “Cantavosos”, Wilson Melo, 68 anos, se sentiu gratificado com o convite feito pelo Centro de Diabetes. “Trazer um pouco de alegria e descontração para esse evento é de uma satisfação sem tamanho para nós. Na verdade, a parceria da Avosos com o Ipesaúde já dura 21 anos. Vários pacientes daqui da autarquia também recebem tratamento lá na nossa associação”, enfatizou o gestor e cantor da Avosos.

Para o integrante do coral, José Carlos Melo, 53 anos, “participar desse evento de hoje é uma renovação de alegria porque com a música nós transmitimos a mensagem do amor e aqui não é diferente. Já diz a famosa frase: quem canta seus males espanta”, respondeu com alegria. Há oito meses o aposentado faz parte do “Cantavosos”.

O Maestro Elias Santos, 49 anos, foi o responsável pela regência do grupo musical. Há mais de cinco anos à frente do coral da associação oncológica, o profissional da música relacionou o grupo de cantores com o coletivo do Centro de Diabetes. “Sinto que aqui com o Grupo Apoiar eu tenho uma extensão do meu ofício no coral já que eu também trabalho com o público da terceira idade. É muito bom estar aqui novamente”, respondeu. Há sete meses os artistas se apresentaram no Centro de Diabetes em evento alusivo ao Outubro Rosa.

Maria Auxiliadora, 66 anos, é integrante do Grupo Apoiar há três anos e aproveitou bastante o dia. A aposentada tirou dúvidas sobre endocrinologia, fez massagem e ainda dançou forró! “O dia hoje está ótimo, muito bom! Apesar de eu estar saudosa pela falta da minha mãe, que faleceu justamente nesse mês dedicado a elas, estou muito alegre por estar aqui no dia de hoje, principalmente porque cantei e dancei muito!”, respondeu com entusiasmo a ex-professora.

O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde fica na Praça Almirante Tamandaré, 75 Bairro São José. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira das 06:00 às 19:00 hs e nos dias de sexta-feira acontece das 06:00 às 13:00 hs. O telefone para contato é (79) 3211-2571.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *