Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Ipesaúde realiza ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Última atualização em 06/09/2019 às 11:29:44

Durante esta semana, de 9 à 13 de abril, o Ipesaúde está realizando ação de aferição de pressão e glicemia e aplicação de vacinas no Ministério Público do Estado de Sergipe, que possui aproximadamente 130 beneficiários.

A iniciativa é da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros) por intermédio do seu Programa de Educação e Promoção à Saúde do Beneficiário – Pepasb. Vacinação dT (contra tétano, difteria e coqueluche) e para imunização da hepatite B também foram oferecidas através da equipe de enfermagem do Centro de Especialidades.

De acordo com a Diretora da Dirpros, Tarciana Carvalho, o convite do MP para o Ipesaúde ir até lá surgiu pelo bom desempenho das outras visitas realizadas em órgãos da rede estadual e municipal. “A pedido do O procurador-geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, nós decidimos levar as vacinas para a ação, além dos exames rápidos de aferição de pressão e glicemia”, explicou.

Para a coordenadora do Pepasb, Stephane Sampaio, a repetição do exame de glicemia está sendo um diferencial nesta edição. “Como estamos aqui por vários dias seguidos, algumas pessoas que tiveram alteração do açúcar no sangue fizeram novamente o exame, desta vez em jejum, para assim terem uma melhor noção sobre sua real condição de saúde”, explicou a enfermeira. Ainda de acordo com a especialista todas as aferições de pressão deram resultados positivos. Já aqueles com desequilíbrio glicêmico foram instruídos a consultar um médico.

A coordenadora de enfermagem, Joyce Andrade, fez o acompanhamento das vacinações no Ministério Público. De acordo com a profissional da saúde, a vacina antitetânica e contra a Hepatite B foram escolhidas para esta ação porque “fazem parte do calendário vacinal como também são primordiais para a imunização de uma forma geral”.

Nessa empreitada do Ipesaúde com o MP a enfermeira da instituição Ana Cristina Carvalho Barros somou esforços no atendimento das demandas. Ela ficou responsável pela triagem dos interessados para evitar uma possível superdosagem nas pessoas a serem imunizadas. Para ela “essa parceria entre as duas entidades inicia um novo tempo no Ministério ao trazer vantagens e mais serviços oferecidos aos seus membros e servidores”

A técnica administrativa do órgão, Silvia Morelli, 45 anos, fez a aferição de pressão e glicemia. Com histórico de diabetes na família a beneficiária do Ipesaúde achou importante fazer os exames rápidos. Para ela a ação de saúde é “importante pela interconexão entre as instituições e pela relevância na prevenção desse tipo de exame”, disse.

Outro funcionário a usufruir do serviço de vacinação foi o analista de sistema Rui dos Santos Cruz. Ele recebeu a segunda dose da Hepatite B e soube da iniciativa por intermédio do portal do Ministério Público. “Achei positiva a ação pela possibilidade de revalidar a proteção imunológica, mais ainda pela facilidade de acesso no próprio local de trabalho”, informou.

Nos dois dias disponibilizados para a vacinação 50 pessoas foram imunizadas, sendo que 38 receberam a vacina contra a hepatite B e 38 a dT. Já os números relacionados aos exames rápidos resultaram num total de 189 atendimentos em quatro dias de ação.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *