Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde orienta beneficiários sobre segurança do paciente

Ipesaúde orienta beneficiários sobre segurança do paciente

A segurança do paciente é um conjunto de condições que sem a atenção e os cuidados adequados, pode levar a erros e falhas que impactarão na saúde dos pacientes. Por isso, o Programa Nacional de Segurança do Paciente promove um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde e o tema tem sido discutido pela equipe do Ipesaúde, junto aos beneficiários, como explica a fisioterapeuta Mayana Cibely.

“Essa educação continuada é bastante importante para informar aos pacientes sobre a segurança que eles precisam ter tanto na saída de casa, mas principalmente dentro da própria residência. Dessa forma, a segurança do paciente e dos cuidadores serve também para poder evitar possíveis lesões, acidentes, incidentes bem como reduzir danos maiores para saúde e vários transtornos para a família”, comenta Mayana Cibely.

Raimunda Alves, beneficiária do Ipesaúde, cuida de seu pai que possui 102 anos. Sua família sempre procura dar o banho certo, seca, passa óleo e possui uma cuidadora que sabe os horários para medicação e alimentação dele. Para ela, ”quanto mais a gente fizer isso, quando ele for sair deste mundo não vai sofrer tanto, temos todo cuidado com ele”, conta.

Atendimento seguro

No atendimento ambulatorial do Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto do Ipesaúde, por exemplo, a segurança do beneficiário está presente desde a entrada na unidade até a saída, a partir de medidas como:

Uso obrigatório de máscaras
Verificação da temperatura
Higienização das mãos com álcool 70%
Distanciamentos nas cadeiras
Uso de EPIs pelos profissionais
Higienização dos equipamentos pós-consultas de enfermagem
Ambiente higienizado

SPA

O Serviço de Pronto Atendimento do Ipesaúde, que oferece urgência 24h para os beneficiários, também enfatiza a importância de promover um ambiente seguro e uma assistência humanizada a todos os pacientes, como explica a coordenadora, Luiza Nauane. “A segurança do paciente é importante para a garantia da qualidade da assistência em redução dos eventos adversos que o atendimento em saúde pode causar ao cliente. Com isso, o SPA, baseado nas metas internacionais e nacionais, cumpre os pré-requisitos necessários para a redução do risco de eventos adversos”, explica.

Cuidados

Além disso, alguns cuidados já fazem diferença no dia-a-dia para a prevenção e segurança do paciente e a fisioterapeuta do Ipesaúde, Mayana Cibely, comenta eles:

Dentro de casa sempre estar com espaços livres, sem muitos móveis e utensílios acumulados e amontados.
Utilizar pisos antiderrapantes principalmente em áreas externas que possuem risco maior de molhar devido a lavagens e chuvas.
Dentro de casa utilizar corrimão e barras de idoso para segurança dos idosos.
Ter cuidado com as camas das crianças e colocar grade de proteção tanto para criança quanto ao idoso.
Evitar o uso excessivo de tapetes para evitar o paciente de escorregar ou tropeçar, evitando quedas, fraturas ou outros problemas.
E por fim, um calçado com traseira para dar melhor apoio para o pé, dando mais firmeza durante uma caminhada.

O Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto funciona de segunda a sexta das 7h às 18h e é localizado na Rua Campos, 177, bairro São José – Aracaju. Os telefones para contato são 3226-2828 e Whatsapp 98810-2828.

fisioterapeuta do Ipesaúde, Mayana Cibely

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *