Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde fala sobre cuidados com a glândula tireoide

Ipesaúde fala sobre cuidados com a glândula tireoide

Última atualização em 21/03/2023 às 16:02:50

Você sabia que a tireoide é como um motor que faz o nosso organismo funcionar? A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica no pescoço. Ela produz os hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4), que regulam o metabolismo corporal. Quando a tiroide não funciona bem o corpo sente.

De acordo com a endocrinologista do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, Virgínia Gurgel, as doenças mais comuns são hipotireoidismo, quando o hormônio está em falta e hipertireoidismo que é a produção excessiva dos hormônios T3 e T4.

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, as complicações na tireoide afetam 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% atingem as que estão acima de 60 anos. Por isso, as consultas preventivas envolvem exames de rotina, como o ultrassom de tireoide, que é indispensável para o tratamento.

A endocrinologista, Virgínia Gurgel explica que a ultrassonografia é indicada para a avaliação dos nódulos. “Na grande maioria, os nódulos são benignos, mas, se forem malignos, é feito um acompanhamento médico ou tratamento cirúrgico, nos casos mais graves, quando a glândula tem um volume exagerado”, analisou.

Alimentação

A endocrinologista afirma que o iodo é indispensável para a saúde da glândula tireoide. É responsável pelo crescimento físico e neurológico, como também pela manutenção da temperatura corporal. “Quando o iodo não está presente em quantidades adequadas em nosso organismo, há uma queda na produção hormonal, prejudicando o funcionamento da tireoide”, disse Virgínia, ressaltando que o iodo pode reposto com o sal de cozinha.

Atendimento

O Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde possui uma equipe multidisciplinar e serviços de Endocrinologia adulto e pediátrico; Clínica Médica; Serviço de Enfermagem; Nutrição; Educação em Saúde.

O primeiro atendimento é feito o acolhimento, com a enfermagem para avaliar o paciente e solicitar exames se for necessário. Com o resultado do exame na mão, é realizado o encaminhamento para um endocrinologista ou clínico geral.

O Centro de Endocrinologia e Diabetes atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, na Praça Almirante Tamandaré, 75 – Bairro São José – Aracaju. O agendamento é feito através dos telefones:  (79) 3198-4255 / 3198-4307.

Notícias relacionadas

(1) Comment

  1. Valdeildes Santos Bastos

    Atendimento muito bom, faço acompanhamento com Endocrinologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *