Página Inicial > Notícias > Notícias > Ipesaúde apresenta balanço de gestão ao Ministério Público Estadual

Ipesaúde apresenta balanço de gestão ao Ministério Público Estadual

Última atualização em 06/09/2019 às 11:43:12

A semana compreendida de 9 a 13 de abril foi de parceria entre o Ministério Público de Sergipe e o Ipesaúde. Foram cinco dias dedicados à prevenção da saúde do trabalhador e da população em geral.

A ação ocorreu nas instalações do próprio MPSE com iniciativas voltadas à aplicação de vacinas, aferição de pressão e glicemia. O diretor-presidente do Ipesaúde, Dr. Christian Olivieira, e a médica do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior Dra. Karla Rezende encerraram o evento na última sexta-feira, dia 13 de abril. Foi apresentado a quatro membros do colegiado do MP um balanço da atual gestão e os avanços de projetos voltados à melhoria dos pacientes diabéticos.

Estiveram presentes à sessão o Procurador Geral de Justiça Dr. José Rony Silva Almeida; o Promotor de Justiça Dr. Fábio Viegas Mendonça de Araújo; o Procurador de Justiça José Carlos Oliveira Filho e o Promotor de Justiça e Secretário-Geral do MPSE Manoel Cabral Machado Neto.

Em relação à comitiva do Ipesaúde estiveram presentes à Sala do Colegiado do Ministério Público a Coordenadora de Comunicação do Ipesaúde Laísa Sobral; a Coordenadora do Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Júnior Clea Dionísio; o Gerente Administrativo Financeiro da autarquia Fábio Machado de Oliveira; o Procurador Jurídico Ricardo Alcântara Machado e a Diretora de Promoção à Saúde Tarciana Carvalho.

Para o Dr. José Rony o encontro foi “extremamente relevante por mostrar resultados positivos no tratamento do diabetes com possibilidades reais desse programa do Ipesaúde ser estendido para todo o estado. Se os servidores públicos estão bem servidos nessa questão todo o estado poderia também se valer desse trabalho de prevenção. Dr. Christian, Dra Karla e toda a equipe do Ipesaúde estão de parabéns pela apresentação”.

Na reunião Dr. Christian ressaltou os avanços alcançados nos últimos dois anos e oito meses à frente do Ipesaúde. De acordo com o presidente a instituição “enxugar a máquina foi imperial para as melhorias do órgão”. Nessa conta 35 mil beneficiários; 130 prestadores de serviços e 140 clínicas foram excluídos do quadro por serem excedentes. Por intermédio de um recredenciamento a entidade passou de 139 mil para 106 mil pessoas atendidas; as contas passaram a ficar superavitárias e os contratos passaram a ser fiscalizados em auditorias semanais.

Outros avanços citados pelo gestor estão relacionados às reformas e ampliações das unidades do interior. De acordo com Dr. Christian metade dos atendimentos são realizados fora da capital. Já na sede da autarquia as melhorias no Centro de atendimento, no Centro de Diabetes e no Centro de odontologia também foram pontuados. “Nós temos o maior e melhor centro de odontologia dentre as redes pública e privada”, reforçou o gestor. Ainda de acordo com o presidente as ações do Ipesaúde são sustentadas em duas vertentes: na ampliação dos seus serviços e na sua sustentabilidade.

O gestor apresentou também o “Ipesbenefícios”, novo programa da instituição que oferta descontos em produtos e serviços aos usuários do plano em estabelecimentos espalhados por todo o estado.
Para o Dr. Christian Oliveira a reunião no Ministério Público “foi fantástica sob dois aspectos: primeiro por conseguirmos expor os números da autarquia e os resultados igualmente positivos alcançados pelo Centro de Diabetes e segundo por consolidar a parceria do Ipesaúde com o Ministério Público que tem por intuito único a melhoria na prestação de serviço para nossos beneficiários”.

A endocrinologista Karla Rezende – por meio do Núcleo de Endocrinologia de Sergipe – realiza um projeto de atendimento ao público diabético no Centro. No início da sua explanação ela ressaltou o auxílio do Ministério na aplicação de benefícios e no fornecimento de insumos para a redução de amputações de pacientes diabéticos.

Segundo a médica a ideia da pesquisa sobre a enfermidade, em parceria com o Centro de Endocrinologia e Diabetes do Ipesaúde, surgiu mediante o crescimento da doença em todo o mundo. Através de gráficos ela mostrou a evolução do tratamento e acompanhamento realizado com os usuários do Centro no período de um ano e meio.

Nesse tempo a equipe conseguiu reorganizar o ambulatório do diabetes tipo 2; foi criado o ambulatório para o tipo 1; foi gerada a sala para tratamento do pé do diabético; padronizou-se os exames, insumos e medicações; hoje o atendimento de urgência de pacientes com hipo e hiperglicemia é uma realidade e organizou-se a multidisciplinaridade no acolhimento.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *