Página Inicial > Notícias > Notícias > Festejos Juninos: comidas típicas podem ter ingredientes mais saudáveis

Festejos Juninos: comidas típicas podem ter ingredientes mais saudáveis

Última atualização em 02/07/2020 às 09:00:21

Os festejos juninos fazem parte da tradição dos nordestinos e as comidas típicas compõem essa celebração. Mas é preciso estar atento nesse aspecto para evitar os excessos na ingestão desses alimentos, como explica a nutricionista do Ipesaúde, Camille Sobral.

“No período junino, ao falar sobre alimentação, o segredo é o equilíbrio. É comum as pessoas mudarem os hábitos alimentares ao longo do dia, diminuindo o consumo de fibras provenientes das frutas e legumes, por exemplo, para compensar no período da noite das festas juninas, o que pode gerar descontrole glicêmico e fome compensatória”, explica Camille Sobral.

Para portadores de doenças crônicas, a opção é realizar algumas substituições de ingredientes, conta a nutricionista.

“Uma dica interessante é fazer as chamadas trocas inteligentes. Se for preparar o alimento, sugerimos a redução da quantidade de açúcar ou a substituição pelo adoçante culinário, por exemplo, a troca da opção do leite pela versão desnatada e na forma de preparação dos alimentos, substituindo as frituras pelos assados. De qualquer forma, o impacto na glicemia não está só na concentração do açúcar adicionado, mas também no consumo de carboidratos em excesso. Então, o equilíbrio e moderação nas quantidades devem ser mantidos, independente do que for consumido”, orienta Camille Sobral.

Sobre bebidas, a dica da nutricionista são os sucos de uva integral e água de coco. Importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “Também deve haver moderação no consumo de cerveja sem álcool, pois a maioria delas é feita à base de carboidratos. É interessante não consumir de estômago vazio a fim de evitar que o álcool entre de forma mais rápida na corrente sanguínea. Os sintomas de hipoglicemia facilmente podem ser confundidos com os de intoxicação por excesso de álcool, portanto é importante moderação no seu consumo”, alerta Camille Sobral.

Ainda de acordo com a nutricionista, neste período é comum o maior consumo de receitas à base de milho e traz uma dica de canjica com substituições de ingredientes. Confira:

Canjica diet

Ingredientes:

  • 6 espigas de milho verde ralado
  • 500 ml de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de adoçante dietético

Modo de preparo:

  • Bate o milho com leite no liquidificador e coa em seguida. Após isso, levar a panela juntamente com o adoçante dietético e mexer até formar a consistência desejada.

Notícias relacionadas

(2) Comments

  1. Brenda

    Adorei todas as receitas! Vou testar aqui em casa! Obrigada por compartilhar!

    1. AGECOM

      Imagina. Agradecemos o contato. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *