Página Inicial > Notícias > Notícias > Equipe do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde participa de capacitação

Equipe do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde participa de capacitação

A equipe de colaboradores do Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde participou de capacitação sobre manejo das vias aéreas em paciente suspeito ou com diagnóstico confirmado para covid-19. A iniciativa ocorreu na última terça-feira (12), e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para que possam estar preparados para esse tipo de abordagem, caso necessário.

O treinamento foi disponibilizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe e as orientações foram repassadas pelo enfermeiro, Ronei Barbosa, o Dr. Carlos Eduardo e o socorrista Kelson Rozário.

O enfermeiro Ronei Barbosa destaca que a capacitação dos profissionais é de extrema importância para um atendimento adequado. “Existem alguns cuidados que devemos tomar, principalmente no que diz respeito ao risco de contaminação. Diante disso, nós demonstramos os procedimentos com as informações que todos os profissionais da rede estadual de saúde estão adotando, baseadas em protocolos mundiais que são seguidos diante do momento atual, tudo para oferecer uma assistência que garanta a segurança de colaboradores e pacientes”, disse.

Os beneficiários que acessam a unidade que trata exclusivamente de sintomas de doenças respiratórias têm um atendimento sistematizado, com profissionais capacitados desde a recepção, triagem e avaliação dos sintomas, até o monitoramento que ocorre virtualmente, por meio da plataforma “Monitora Corona”.

A enfermeira e apoiadora técnica do Centro, Maria da Natividade, reforça que as ações de enfrentamento ao covid-19 devem continuar efetivas. “Essa unidade faz parte das medidas do Ipesaúde no combate ao vírus e contribui positivamente na assistência dos beneficiários. Gostaria de agradecer a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pela parceria na viabilização desse treinamento. Essa ação vai nos tornar ainda mais eficazes no acolhimento de pacientes do grupo de risco, a exemplo dos idosos.

Serviço

O beneficiário com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode acessar o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, localizado na rua Dom José Thomaz, 331, bairro São José, em Aracaju, com carteira do Ipesaúde e documento de identificação com foto. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12:30h.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, 2 médicos para atendimento, 4 enfermeiros, 3 técnicos de enfermagem e está totalmente capacitada e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

A enfermeira Ana Carolina Oliveira, que integra a equipe da unidade parabeniza a realização do treinamento. “A troca de conhecimento foi muito importante para todos nós. A possibilidade de ressaltar as formas de cuidados com os pacientes graves, nesse momento de pandemia, é de grande valia. Foram passados conteúdos teóricos e práticos e tivemos a oportunidade de realizar, através de simulação realística, tudo que foi ensinado. Agradeço a equipe por transmitir com paciência e sabedoria suas experiências, técnicas e conhecimento”, finaliza.

Notícias relacionadas

(4) Comments

  1. OSMARINA

    Bom dia
    trabalho na área da saúde do Huse ,estou com sintomas do Coronavirus quero saber que horas posso realiza o teste

    1. AGECOM

      Pacientes com sintomas de síndromes gripais são atendidos e avaliados na unidade da rua Dom José Thomaz, 331, bairro São José, e na unidade de urgência. lembrando que os especialistas avaliam e orientam sobre a condição de cada paciente. O Centro Gripal funciona de segunda a sábado das 7h às 12h e a urgência de domingo a domingo.

  2. Jailson

    Como faço para agendar uma consulta com um pneumologista? Minha esposa precisa fazer um acompanhamento com um pneumologista e um infectologista.

    1. AGECOM

      Olá. Nós temos a lista de credenciadas disponíveis aqui em nosso site, na aba BUSCA POR SERVIÇOS, logo na página inicial. Além do 3226-2828 ou chatbox, que é o balão de conversa no rodapé da página inicial deste site também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *