Página Inicial > Notícias > Notícias > Dezembro Vermelho: Ipesaúde abraça campanha e realiza palestras e testagens

Dezembro Vermelho: Ipesaúde abraça campanha e realiza palestras e testagens

Última atualização em 17/12/2020 às 09:54:15

Dezembro é o mês de conscientizar a população sobre a prevenção do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Pensando nisso, a equipe de enfermagem da sede do Ipesaúde abraçou a campanha Dezembro Vermelho e realizou, na manhã desta segunda-feira, 14, várias ações e testagens voltadas aos beneficiários nos blocos de atendimento da unidade.

Na ocasião, a infectologista Mariela Cometki falou sobre o objetivo da campanha. “A Campanha do Vermelho Dezembro vem para ressaltar a importância de lembrar que anualmente, aqueles que possuem vida sexualmente ativa devem fazer os testes de HIV, Hepatite e Sífilis. Os mesmos podem ser feitos por meio de testes rápidos, ou com um médico de confiança. Ao visitar o médico, peça para incluir nos exames anuais de ginecologista e urologistas, as sorologias”, alerta a infectologista.

Além disso, Mariela aconselha a população a não deixar para fazer os testes, apenas, antes de realizar uma doação de sangue. “É muito importante que o usuário saiba que doar sangue não é o lugar de fazer a triagem, muita gente tem vergonha de ir ao médico para seus exames anuais de sorologia e acabam usando o Banco de Sangue como uma testagem, uma triagem, o que é errado! Apesar de todo o controle antes do paciente receber o sangue que é doado, nós podemos estar na janela imunológica, por isso, não é apropriado utilizar o Banco de Sangue como testagem, porque, por mais que a testagem seja feita, ela pode ser um falso negativo e esse sangue ser doado para uma pessoa e acabar expondo ela”, explica a infectologista, Mariela Cometki.

A ação acontece durante toda a semana, de 14 a 18, nos Blocos da sede do Instituto que fica localizado na Rua Campos, 177, São José.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *