Página Inicial > Notícias > Notícias > Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde amplia horário de funcionamento

Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde amplia horário de funcionamento

Última atualização em 05/03/2021 às 09:32:58

A partir desta quarta-feira, 3 de março, o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal do Ipesaúde funcionará em horário estendido, das 7h às 17h, de segunda a sexta. Já aos sábados, a unidade estará aberta das 7h às 12h. O objetivo da ampliação se dá pelos casos ainda expressivos de pacientes com sintomas leves ou moderados de doenças respiratórias e a ação faz parte do enfrentamento ao Covid-19.

Criado ano passado pelo Ipesaúde, para atender, exclusivamente, pacientes que apresentem sintomas leves e moderados de doenças respiratórias e consequentemente o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, o Centro fica localizado na rua D. José Thomaz, 331, São José, em Aracaju, no mesmo prédio do Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco.

O espaço conta com uma estrutura que atende aos parâmetros de biossegurança, com salas isoladas para evitar contaminação, nas quais médicos e pacientes se comunicam por meio de equipamentos de teleconferência. A equipe é formada por responsável técnico, médicos para atendimento, enfermeiros e técnicos em enfermagem totalmente capacitados e utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.

Atendimento

O beneficiário com sintomas leves e moderados de doenças respiratórias pode acessar o Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, com carteira do Ipesaúde e documento de identificação com foto.

Chegando ao Centro, o paciente terá suas mãos higienizadas com álcool em gel, receberá uma máscara cirúrgica e logo realizará o preenchimento dos dados pessoais na recepção. Após a identificação, o paciente será encaminhado para a sala de triagem, onde a equipe de enfermagem detectará o nível de urgência e fará uma estratificação quantos aos sintomas, comorbidades e duração da sintomatologia. Para então identificar a necessidade ou não da realização do teste para COVID-19.

Após o resultado do teste ter sido positivado, o beneficiário passará por atendimento médico especializado, receberá sua prescrição de medicamentos e passará por orientações acerca dos cuidados a serem tomados e do isolamento. Caso os sintomas agravem, o paciente deve procurar a unidade de urgência do Ipesaúde.

O serviço prestado pelo Centro de Tratamento das Síndromes Gripais, além de prestar uma assistência especializada para o tratamento de pacientes com síndrome gripal, permitirá a diminuição do fluxo desses pacientes no Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Sintomas

A médica pneumologista e responsável técnica pelo Centro de Tratamento da Síndrome Gripal, Dra. Rafaela Mota, fala sobre os sintomas mais comuns e esclarece algumas questões. “Os sintomas são febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, falta de apetite, fadiga, dores no corpo e dificuldade para respirar. Precisamos continuar adotando ações para impedir a propagação desse vírus”, conta.

Notícias relacionadas

(6) Comments

  1. Viviane

    Qual o telefone da unidade de síndromes gripais? Fiz o exame,porém até o momento ninguém ligou para dar resultado ou outra informação.

    1. AGECOM

      Assim que o resultado sair, a unidade entra em contato mais de uma vez. Por favor, pedimos que aguarde o retorno.

      1. Glician Rodrigues Lima

        Fiz o exame dia 05/03, e até o momento não recebi o resultado. Deram um prazo de 2 a 5 dias. Ligo pra lá, mas não atendem. Fui la dia 09, mas o resultado não tinha saído.

        1. AGECOM

          Bom dia. Há uma demanda expressiva no Lacen, o que contribui para que os prazos se alterem, mas a unidade entrará em contato.

  2. Dayse Silveira

    Como autorizo uma tomografia,estou com sequelas do covid .preciso fazer

    1. AGECOM

      Bom dia. Autorização de exames são solicitados direto na clínica credenciada que irá realizar o procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *