Página Inicial > Notícias > Notícias > Isquemia Cardíaca: cardiologista do Ipesaúde fala sobre a doença

Isquemia Cardíaca: cardiologista do Ipesaúde fala sobre a doença

Também chamada de isquemia do miocárdio, é um tipo de cardiopatia que ocorre quando falta fluxo sanguíneo na musculatura do coração. Assim, todas as vezes que o sangue possui alguma obstrução na passagem falta sangue em uma determinada área do coração e faltando sangue, falta oxigênio e o músculo cansa, levando o paciente a sentir dor.

Segundo Carolina Calumby, cardiologista do Ipesaúde, os sintomas mais recorrentes dessa cardiopatia são: dor no peito, cansaço, falta de ar, fadiga e inchaço. Outro ponto ressaltado pela doutora são os seus riscos que em sua fase aguda o paciente infarta e pode vir a morrer, “sendo mais recorrente em jovens por não terem a circulação colateral que os idosos têm com mais frequência”, comenta.

Acompanhamento clínico

Para a prevenção de isquemia cardíaca, um check-up médico com cardiologista é fundamental e por isso, ela pode ser identificada por meio de exames regulares anualmente a partir dos 40 anos. No diagnóstico, o médico fará exames de rotina como teste ergométrico, eletrocardiograma (ECG), entre outros.

“A forma de tratamento, dependendo do grau da doença, pode ser feita com medicamentos ou fazendo uma angioplastia ou a própria cirurgia de coração”, diz Carolina Calumby, cardiologista do Ipesaúde.

Por fim, a médica faz algumas recomendações para pacientes nessa condição para que a cardiopatia possa ser tratada de forma adequada: hábitos saudáveis, alimentação regrada, atividade física regular e bons hábitos como não fumar e beber álcool de forma mais leve.

As consultas com a cardiologista estão disponíveis às quintas a partir das 9h, e nas sextas a partir das 13h, no Centro Cardiorrespiratório Jason Góis da Silva Neto, localizado na Rua Campos, 177, bairro São José – Aracaju. Os telefones para contato são 3226-2828 e Whatsapp 98810-2828.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *