Página Inicial > Notícias > Notícias > Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde realiza espirometria

Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde realiza espirometria

A espirometria, também conhecida como exame de sopro ou de função pulmonar, é um teste para avaliar a saúde dos pulmões. A operação é indolor e não invasiva sendo útil para ajudar no diagnóstico e tratar doenças respiratórias. O exame é indicado para pacientes com problemas como asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), bronquite, entre outros que afetam de alguma maneira o pulmão.

De acordo com o técnico auxiliar de espirometria do Ipesaúde, José Antônio de Oliveira, o exame de sopro atualmente está sendo mais utilizado para acompanhar pacientes acometidos por sequelas de Covid-19. “Hoje o exame é importante para pacientes pós covid que tiveram problemas no pulmão e pessoas com asma. Falta de ar, dificuldade de realizar exercícios físicos e caminhar são recorrentes nesses casos”, ressalta Antônio.

A pneumologista do Ipesaúde, Rafaela Mota, explica para quais outros tipos de avaliação a espirometria pode auxiliar. “Ele ajuda na avaliação pré-operatória de pacientes com câncer de pulmão ou alguma outra cirurgia que requer avaliação pulmonar. Também é amplamente utilizado para acompanhar a capacidade pulmonar de atletas de alto rendimento ou esportistas eventuais”, diz a pneumologista.

Realização do exame

Durante o exame é necessário utilizar um tubete descartável na boca (filtro) e um clipe macio sobre o nariz para evitar que o ar vaze pelas narinas. Ao iniciar o teste, o paciente será orientado a inspirar profundamente no espirômetro e em seguida, será solicitado soprar com força no aparelho – de forma similar a de apagar as velas de um bolo de aniversário -, continuando a soprar até os seus pulmões estarem vazios, sendo que neste momento será orientado a parar.

Em alguns exames, as manobras serão repetidas após alguns minutos da inalação de uma medicação broncodilatadora para verificar se há melhora da sua função pulmonar com o medicamento inalatório.

O exame é realizado no Centro Cardiorrespiratório do Ipesaúde, que fica na sede da autarquia, localizada na Rua Campos, 177, funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h. As consultas são marcadas através dos canais oficiais no 3226-2828 e 98810-2828.

Rafaela Mota, pneumologista

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *