Dia do Assistente Social

• 15/05/2019

Neste 15 de maio, Dia do Assistente Social, o Ipesaúde reforça a importância desses profissionais no atendimento ao beneficiário. No Centro de Endocrinologia e Diabetes Luciano Barreto Junior, por exemplo, os pacientes são recebidos pela assistente social, Noeli da Luz.

“Aqui temos uma equipe multidisciplinar que trabalha unida em prol de resolver as demandas dos nossos beneficiários, como orientações sobre medicamentos, encaminhamentos e acesso às informações necessárias para o andamento do tratamento deles. Enfim, ser assistente social é acima de tudo realizar um trabalho contínuo de amparo e valorização do ser humano e no Ipesaúde procuramos exercer da melhor maneira possível”, conta Noeli da Luz, que acrescenta ainda que outra profissional, Ana Lúcia Fernandes, também realiza o acolhimento na unidade.

De acordo com dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), atualmente existem mais de 180 mil profissionais com registro nos 27 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). É o segundo país no mundo em quantitativo de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Na sede do Ipesaúde, em Aracaju, o trabalho das assistentes sociais Silvânia Marques e Conceição Jeane baseia-se principalmente na orientação ao beneficiário. “Hoje é um dia de celebrar a nossa profissão, que nos deixa muito em feliz em poder atuar nas mais diferentes áreas. No caso da sede do Ipesaúde, orientamos sobre o serviço disponível para os beneficiários que nos procuram, o que eles tem direito, necessidades emergenciais, sempre na busca resolução de alguma solicitação entre outros”, conta Silvânia Marques.

Já Conceição Jeane, fala da satisfação em poder fazer o que gosta. “Nós temos que oferecer sempre o melhor naquilo que estamos fazendo. Ser assistente social é se colocar no lugar do outro também e entender as necessidades de cada um. Desejo um excelente dia pra todos nós”, disse.

Além da sede e Centro de Endocrinologia e Diabetes, existem assistentes sociais promovendo acolhimento ao beneficiário do Ipesaúde no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, além do Serviço de Pronto Atendimento.