Cirurgia Bucomaxilofacial

REDE DE SERVIÇOS




  • 02/05/2019
    Especialidade da odontologia trata lesões císticas e tumorais benignas do complexo maxilofacial, trata deformidades da face, trabalha com a parte de trauma em face em serviços de urgência e emergência, além das cirurgias ambulatoriais.


    A beneficiária do Ipesaúde, Roseane de Oliveira, 15 anos, realiza tratamento no Centro Odontológico Maria Viana Tavares de Bragança e passou por procedimento na especialidade bucomaxilofacial. “Fui encaminhada para cá para continuar meu tratamento e estou muito feliz com os resultados. O bom atendimento me passou confiança e fiquei tranquila para fazer a cirurgia”, conta. 

    O procedimento relatado por Roseane faz parte do atendimento de cirurgia bucomaxilofacial, que é realizado na unidade de odontologia do Ipesaúde, como explica o cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Dr. Allancardi Siqueira.  

    “A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata lesões císticas e tumorais benignas do complexo maxilofacial, trata deformidades da face, trabalha com a parte de trauma em face em serviços de urgência e emergência, além das cirurgias ambulatoriais de dente incluso, que são aqueles que não conseguem nascer e podem causar lesões”, explica Dr. Allancardi, que acrescenta ainda que o atendimento pode ser realizado por ele ou pelo também especialista, Marcelo Fernandes.

    Atendimento

    O Ipesaúde possui, desde 2017, uma unidade própria para atendimento odontológico e oferece ao beneficiário um espaço moderno, com vários consultórios para atender as mais diversas especialidades, além da urgência, que funciona inclusive no fim de semana. No caso da cirurgia bucomaxilofacial, o beneficiário passa por uma consulta prévia, uma espécie de triagem, para que o caso seja analisado e encaminhado da melhor maneira possível. 

    De acordo com o dentista Allancardi, a demanda pode variar, mas os atendimentos para cirurgias laboratoriais são os que podem ocorrer com mais frequência.

    “Quando o Serviço de Pronto Atendimento recebe paciente com algum trauma na face que necessite da intervenção do especialista em bucomaxilofacial ele é encaminhado pra cá. Já em relação à cirurgia de dente incluso, cistos e tumores menores, que dá pra fazer a nível ambulatorial, a triagem é realizada pelos próprios funcionários daqui da casa, seja em Aracaju ou outras unidades no Estado. A demanda maior é cirurgia de dente incluso. Muitos pacientes com faixa etária de 16 a 20 anos vem encaminhados por ortodontistas, que precisam extrair dentes com finalidade ortodôntica, como é o caso de Roseane. Eles são operados aqui no ambulatório e retornam geralmente na semana seguinte para remover pontos e continuar o acompanhamento”, relata Dr. Allancardi.

    O beneficiário que deseja ser atendido pelo Centro de Odontologia do Ipesaúde pode realizar a marcação da consulta, de maneira presencial na própria unidade, que fica localizada na Praça da Bandeira, 373, bairro Centro, em Aracaju. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h. O atendimento de urgência é realizado de segunda a sexta das 7h às 22h e sábados e domingos de 7h às 19h. Tel: (79) 3179-4981. 

    1
    2
    3