Campanha de Vacinação

REDE DE SERVIÇOS




  • 04/06/2018
    A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 – microorganismo causador da gripe – foi prorrogada até o dia 15 de junho. A determinação foi dada pelo Ministério da Saúde (MS) na tarde da última terça-feira, 29.


    De acordo com o portal do órgão federal de saúde o posicionamento se deu “em decorrência dos possíveis impactos da paralisação dos caminhoneiros no transporte público e nos atendimentos em serviços de saúde”.


    A campanha foi iniciada no dia 23 de abril e tinha como previsão ser encerrada no próximo dia 1° de junho, sexta-feira. O público alvo da nova etapa continua o mesmo: idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, funcionários do sistema prisional, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Pessoas com alergia a ovo não podem ser vacinadas.


    Segundo informações oficiais do Ministério “a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias”.


    Para a vacinadora da Sala de Vacinação do Ipesaúde, Vandi Melo, a prorrogação da campanha apenas traz benefícios à população. “Acredito que agora a sociedade, assim como nossos beneficiários, terão um pouco mais de tempo e organização para receber sua dose contra o vírus da gripe. Aqui mesmo a procura está muito intensa”, ressaltou a profissional da autarquia.


    De acordo com a Agência Saúde, órgão de comunicação atrelado ao MS, o estado de Sergipe ocupa a 19° posição dentre os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal no ranking da imunização. Já foram vacinados 63,7% dos cidadãos pertencentes ao grupo alvo da campanha. A porcentagem representa 328.482 pessoas imunizadas em Sergipe enquanto que a média nacional está em 66%. Somente no Ipesaúde receberam a dose contra a gripe exatas 3.997 pessoas.


    A Sala de Vacinação do entidade fica no setor 4A, final do corredor do Centro de Atendimento. Funciona das 08:00 hs às 16:00 hs e não fecha para almoço. A autarquia está localizada na rua Campos, 177 bairro São José. Lembre-se de levar o cartão de vacinação, caso o tenha. Se não tiver a equipe de vacinadoras disponibilizará um. A vacina é disponibilizada a todo e qualquer cidadão, independente de ser beneficiário do Ipesaúde ou não.